SUSPENSÃO DAS BATIDAS / MONTARIAS

Em destaque

As batidas à raposa visam repor o equilíbrio entre a população de raposas existente e a densidade das espécies de que se alimentam, nomeadamente o coelho bravo.

Para além dos momentos de convívio que proporciona aos caçadores participantes, estes podem, desta forma, contribuir para a gestão dos recursos cinegéticos da nossa ZCA.

No entanto, lamentavelmente, temos de SUSPENDER as batidas que estavam programadas devido aos seguintes condicionamentos cinegéticos:

  • Em primeiro lugar, constata-se a existência de um elevado númJavalis bebésero de javalis fêmeas em fase de gestação e até parturientes; a continuidade das batidas atenta directamente contra a renovação desta espécie, face à elevada probabilidade de se encontrar javalis listados;
  • Por outro lado, a necessidade de preservar o habitat de outras espécies cinegéticas em perigo de extinção, que há muitos anos que não se viam pelas nossas terras, incompatibiliza-se, igualmente, com as batidas e/ou montarias.

Não obstante, se atempadamente se reunirem as condições ideais para o Cod_comp_caçador
efeito, ponderar-se-á a realização de novas actividades cinegéticas.

Assim, tendo como primado o respeito permanente pela natureza e os seus recursos cinegéticos, reiteramos a decisão de SUSPENDER as batidas à raposa e as montarias ao javali que estavam programadas.

Cumprimentos

A Direção